segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Third World



O Third World é um dos grupos que há mais tempo estão na estrada do cenário reggae. É uma das bandas jamaicanas mais destacadas em todos os tempos. Em 30 anos, a trajetória construída pela banda representa um dos pontos mais relevantes para o sucesso e a receptividade do reggae enquanto estilo musical. Está o Third World na alma do reggae music. Em 1969, o tecladista Michael "Ibo" Cooper, juntamente com o guitarrista Stephen "Cat" Coore, se cruzaram com os Lewis Brothers e William Stewart no Inner Circle. Ibo and Cat eram jovens com formação em música clássica e com conhecimento de outras formas musicais, fato esse que fez com que os dois chegassem ao mundo virgem do reggae music como fortes promessas. Um pouco mais tarde, o grupo cresceu com a chegada do percussionista doidão Irvin "Carrot"Jarrett, um cara estilera cujo pai foi baterista de uma das mais populares big bands jamaicanas. Esse cara, só para a galera se ligar, tocou como percussionista com o The Wailers aqui em Curitiba, nos lendários shows do Bavarium. Diga-se de passagem que, quem puder lembrar, o cara quebrou nos tambores e atabaques. Também somou-se ao grupo o vocalista Milton "Prilly" Hamilton. Em 1973, Jarrett, Core, Ibo romperam com o Inner Circle. Foram chamados o baixista Richie Daley e o baterista Carl Barovier. Formou-se o Third World, a quem a lenda Jacob Miller chamou "Worl’ers".
Foi uma reviravolta na cultura jamaicana. Bob Marley explodia com seus albuns Catch a Fire e Burnin. O Third World aparece nesse cenário casado com as raízes mais profundas (roots), com influência indígena somada ao folk music, tudo junto à batida africana. Os caras derraparam no começo mas a fama veio rápido. Em 1975, o produtor Cris Blackwell, então fundador e dono do selo Island Records, que levou Bob ao público internacional, contratou o Third World para que o grupo fizesse as aberturas da turnê européia de Bob and the Wailers naquele ano. De gala galera!!! Os caras detonaram e se firmaram pra valer. Essa proximidade com Marley, que durou pelo menos dois anos ininterruptos, trouxe várias influências ao Third World, espiritualmente e musicalmente também. Começaram a pipocar os primeiros hits da banda. "Satta Amasa Gana", autêntico som que rola na noite da famosa e mística região jamaicana conhecida como Strawberry Hill, na real uma hipnótica trilha musical dedicada ao terceiro mundo. "96º in the shade" e "Jah Glory", evidenciando que a banda não só passaria a ser referência ao rastafarianismo mas também pura demonstração de maturidade musical e inovação ritmica.

Foi inclusive com o lendário álbum 96º in the shade que se firmou na banda o vocalista "Bunny Rugs" Clarke, um jamaicano que desde pequeno sofreu e batalhou nos guetos de Nova York. Foi a ponte para o estouro e a fama em "Journey to Addis", simplesmente conhecida mundialmente, época essa também em que apareceu o hit "now that we found love", uma joyful discoreggae originalmente gravada pelos The O’Jays que chegou a ser uma das dez canções mais tocadas em todo mundo.

Tudo isso acompanhado de shows ao vivo que foram e continuam sendo marcantes. Prova disso nos foi dada na Pedreira, quando tocaram acompanhados de Lucky Dube e outros feras. Energia, positividade, musicalidade, alegria no palco, facilmente a banda esquivou-se de rivais que os criticavam e os chamavam de covers de Bob Marley and The Wailers. Com a morte de Marley, em 1981, a banda foi um dos centros de atenção do Sunsplash Festival daquele ano, todo dedicado ao Rei como não poderia ser diferente. Em 1985 a banda inova nos ritmos, lançando "sense of purpose", com a inevitável influência da música eletrônica associada aos DJ’s jamaicanos, que começavam a fazer presença no cenário da Ilha Mágica do Caribe. A tendência se confirmou praticamente em todos os álbuns e hits posteriores, com destaques como "forbidden love", "reggae radio station", "DJ ambassador", entre outras. Com fé, esperança, amor e raízes Rasta, o Third World cumpriu e continua cumprindo bem a missão de manter a chama do reggae acesa, bem acesa se é que a galera me entende. Não só isso, foi um dos motores da expressividade e universalidade do ensinamento Rastafari para todo o mundo.

Foram quatro vezes indicados ao Grammy Award, em 1986 ganharam a medalha da paz da ONU. Continuam com o pé na estrada, espalhando harmonia por onde passam. Verdadeiros worl’ers inna new dimension, como disse uma vez Winston Barnes, colunista musical do jornal jamaicano "Daily Gleaner". Ou como a própria banda se autodefine: "Everytime we think, hear or play music we remember the dream!!!"

Jah Rastafari sempre, para eles e para o mundo todo.

Integrantes

Michael ’Ibo’ Cooper - Teclados
Stephen ’Cat’ Coore - Guitarra/Cello
Richard Daley - Baixo
Willie ’Root’ Stewart - Bateria
Irvin ’Carrot’ Jarret - Parcussão
William ’Bunny Rugs’ Clarke - Vocal/Guitarra
Milton ’Prilly’ Hamilton
Carl Barovier - Bateria
Cornell Marshall - Bateria
Willie Stewart - Bateria

Nenhum comentário: