sábado, 16 de julho de 2011

REGGAE SUNSPLASH


Principal Festival de Reggae do mundo,foi criado em 1978,pela empresa americana Synergy Productions,na Jamaica.A primeira edição aconteceu em Jarrett Park em Montego Bay,Jamaica,1978,mas teve edições nos quatro cantos do planeta.
Costuma acontecer na Jamaica em cidades como Montego Bay,Kinston e Ocho Rios..
Pelo palcos do Sunsplash já passaram verdadeiras lendas do reggae como Bob Marley,Peter Tosh,Burning Spear,Third World,Bunny Wailer,Black Uhuru,Big Youth,Leroy Smart,Jimmy Cliff,Gregory Isaacs,Israel Vibration,Dennis Brown,U-Roy,Mighty Diamonds,Yellowman,Toots,Eek-A-Mouse,Jacob Miller e Inner Circle,Mutabaruka,Garnett Silk,Aswad,Steel Pulse,Chalice,entre centenas de outros grandes artistas.
Em 2006,depois de 8 anos inativo,o Sunsplash retornou em Richmond State em Ocho Rios algumas atrações foram Freddie McGregor,Luciano,UB 40,Damian Marley,Beenie Man e Lady Saw.
Nos 1980´s e nos 1990´s transformou-se num festival, excursionando o mundo todo, e excursionou principalmente em todo os Estados Unidos. Porque é um festival muito popular, é muito difícil encontrar quartos do hotel, assim que uma tradição foi desenvolvida ,do público acampar em praias. O Sunsplash parou após o festival de 1999 com a morte de um de seus fundadores, Tony Johnson , mas se restabeleceu pela família de Johnson em 2006. As estrelas mais recentes agora foram nomes como como Morgan Heritage, Luciano,Buju Banton, Beenie Man,Elephant Man, Diana King, Maxi Priest, Wyclef Jean,UB-40, o reggae latino e africano, a estrela Mey Vidal, do Reggaeton, e o cantor canadense de reggae Dylan Murray. O festival do Reggae Sunsplash era o sonho de quatro jamaicanos,Tony Johnson, Don Green, Ronnie Burke e John Wakeling . Os quatro diretores fundandores criaram uma companhia chamada Synergy Productions que era responsável por promover e produzir o festival Reggae Sunsplash. O primeiro festival do Sunsplash foi encenado no Jarrett Park, Montego Bay, Jamaica, em junho de 1978 e começou e continuou até o alvorecer por 7 dias. Ficou conhecido como "o maior festival de reggae da história do mundo".Ficaram célebres o Reggae Sunsplash de 1979,com Bob Marley,Peter Tosh,Jacob Miller e Burning Spear, o de 1981 que foi de tributo ao Bob Marley,entre outros grandes anos.. O festival introduziu o conceito da música e das viajens como um impulso ao turismo na Jamaica. Antes do grande impulso do Reggae Sunsplash, os hotéis na Jamaica eram fechados tradicionalmente durante o período de verão. Os quatro sócios fundadores encenaram o festival cada ano por um número de anos e criaram com sucesso uma estação turistica do verão anual na Jamaica. O sucesso do Reggae Sunsplash conduziu a uma onda de festivais anuais da música na Jamaica e nas ilhas do Caribe. Em 1984 o festival Reggae Sunsplash foi encenado com muito sucesso no Crystal Palace ,um estádio de futebol,em Londres, Reino Unido. Em 1985 a excursão do mundo do Sunsplash do foi lançada nos EUA e Japão e os anos subseqüentes viram o festival de Sunsplash do reggae excursionar extensivamente durante toda a América do Norte, Europa, Ámérica do Sul e o leste distante. Dois dos diretores fundadores, John Wakeling e Tony Johnson morreram e com a passagem de Johnson um bom número de indivíduos tentaram reivindicar em vão os direitos do festival, e todos não recapturaram o espírito do legendário Reggae Sunsplash. Don Green e Ronnie Burke são atualmente os dois únicos restantes dos fundadores do Reggae Sunsplash ainda vivos.......
Uma série de novidades estão sendo anunciadas para os próximos eventos .Dentre elas, pode-se citar a existência de dois palcos, que darão uma dinâmica maior ao evento, acabando com o tempo perdido nos intervalos entre uma atração e outra. Além disso, serão criadas áreas para atividades que possam ser realizadas por famílias, incluindo jogos , galeria de artes, além de lojas de artesanatos e lembranças do país e do próprio Sunsplash.
O festival voltou a realizado no ano de 2006,do dia 3 ao dia 6 de agosto novamente em Richmond State,Ocho Rios, - Jamaica. Diversas atrações estiveram presentes dentre elas, a banda brasileira Leões de Israel e grandes legendas vivas do Reggae Mundial como Culture, Steel Pulse, Toots & the Maytals, Morgan Heritage, Freddie McGregor, Beenie Man, Buju Banton, Maxi Priest, UB40 e Alpha Blondy.
Existem,ou existiram, outros ótimos e famosos shows e Festivais como o Reggae Sumfest,Rebel Salute,Reggae on the River,Ruffles Reggae,Chiemsee Reggae Festival(Alemanha)e divisões do Reggae Sunsplash,como o Rotomtom Sunsplash na Itália e o JapanSplash no Japão.O Sunsplash e o Ruffles Reggae inclusive já passaram pelo Brasil.

Nenhum comentário: